sexta-feira, 26 de novembro de 2010
Serviço de negro
Para perder uns quilinhos
O perigo das bombas
A epidemia do diabetes
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
Ossos do corpo humano
Muscúlos do Corpo humano
sexta-feira, 19 de novembro de 2010
sexta-feira, 12 de novembro de 2010
Sistema Urinário
Nosso sistema urinário é formado por dois rins, dois ureteres, uma bexiga e uma uretra. Dos cerca de 5 litros de sangue bombeados pelo coração a cada minuto
segunda-feira, 27 de setembro de 2010
Sangue
Figura 1 - Componentes celulares do sangue
Qualquer alteração no número normal de células sanguíneas é de importância clínica pois pode indicar que certas alterações fisiológicas estão a ocorrer no organismo.
Sistema Cardiovascular
O sistema cardiovascular ou circulatório é uma vasta rede de tubos de vários tipos e calibres, que põe em comunicação todas as partes do corpo. Dentro desses tubos circula o sangue, impulsionado pelas contrações rítmicas do coração.
Imagem: SÉRIE ATLAS VISUAIS. O corpo Humano. Ed. Ática, 1997.
Funções do sistema cardiovascular
O sistema circulatório permite que algumas atividades sejam executadas com grande eficiência:
- transporte de gases: os pulmões, responsáveis pela obtenção de oxigênio e pela eliminação de dióxido de carbono, comunicam-se com os demais tecidos do corpo por meio do sangue.
- transporte de nutrientes: no tubo digestivo, os nutrientes resultantes da digestão passam através de um fino epitélio e alcançam o sangue. Por essa verdadeira "auto-estrada", os nutrientes são levados aos tecidos do corpo, nos quais se difundem para o líquido intersticial que banha as células.
- transporte de resíduos metabólicos: a atividade metabólica das células do corpo origina resíduos, mas apenas alguns órgãos podem eliminá-los para o meio externo. O transporte dessas substâncias, de onde são formadas até os órgãos de excreção, é feito pelo sangue.
- transporte de hormônios: hormônios são substâncias secretadas por certos órgãos, distribuídas pelo sangue e capazes de modificar o funcionamento de outros órgãos do corpo. A colecistocinina, por exemplo, é produzida pelo duodeno, durante a passagem do alimento, e lançada no sangue. Um de seus efeitos é estimular a contração da vesícula biliar e a liberação da bile no duodeno.
- intercâmbio de materiais: algumas substâncias são produzidas ou armazenadas em uma parte do corpo e utilizadas em outra parte. Células do fígado, por exemplo, armazenam moléculas de glicogênio, que, ao serem quebradas, liberam glicose, que o sangue leva para outras células do corpo.
- transporte de calor: o sangue também é utilizado na distribuição homogênea de calor pelas diversas partes do organismo, colaborando na manutenção de uma temperatura adequada em todas as regiões; permite ainda levar calor até a superfície corporal, onde pode ser dissipado.
- distribuição de mecanismos de defesa: pelo sangue circulam anticorpos e células fagocitárias, componentes da defesa contra agentes infecciosos.
- coagulação sangüínea: pelo sangue circulam as plaquetas, pedaços de um tipo celular da medula óssea (megacariócito), com função na coagulação sangüínea. O sangue contém ainda fatores de coagulação, capazes de bloquear eventuais vazamentos em caso de rompimento de um vaso sangüíneo.
segunda-feira, 20 de setembro de 2010
Sistema Respiratório
O sistema respiratório humano é constituído por um par de pulmões e por vários órgãos que conduzem o ar para dentro e para fora das cavidades pulmonares. Esses órgãos são as fossas nasais, a boca, a faringe, a laringe, a traquéia, os brônquios, os bronquíolos e os alvéolos, os três últimos localizados nos pulmões.
Fossas nasais: são duas cavidades paralelas que começam nas narinas e terminam na faringe. Elas são separadas uma da outra por uma parede cartilaginosa denominada septo nasal. Em seu interior há dobras chamada cornetos nasais, que forçam o ar a turbilhonar. Possuem um revestimento dotado de células produtoras de muco e células ciliadas, também presentes nas porções inferiores das vias aéreas, como traquéia, brônquios e porção inicial dos bronquíolos. No teto das fossas nasais existem células sensoriais, responsáveis pelo sentido do olfato. Têm as funções de filtrar, umedecer e aquecer o ar. Faringe: é um canal comum aos sistemas digestório e respiratório e comunica-se com a boca e com as fossas nasais. O ar inspirado pelas narinas ou pela boca passa necessariamente pela faringe, antes de atingir a laringe. |
Laringe: é um tubo sustentado por peças de cartilagem articuladas, situado na parte superior do pescoço, em continuação à faringe. O pomo-de-adão, saliência que aparece no pescoço, faz parte de uma das peças cartilaginosas da laringe. A entrada da laringe chama-se glote. Acima dela existe uma espécie de “lingüeta” de cartilagem denominada epiglote, que funciona como válvula. Quando nos alimentamos, a laringe sobe e sua entrada é fechada pela epiglote. Isso impede que o alimento ingerido penetre nas vias respiratórias. O epitélio que reveste a laringe apresenta pregas, as cordas vocais, capazes de produzir sons durante a passagem de ar. |
|
Traquéia: é um tubo de aproximadamente 1,5 cm de diâmetro por 10-12 centímetros de comprimento, cujas paredes são reforçadas por anéis cartilaginosos. Bifurca-se na sua região inferior, originando os brônquios, que penetram nos pulmões. Seu epitélio de revestimento muco-ciliar adere partículas de poeira e bactérias presentes em suspensão no ar inalado, que são posteriormente varridas para fora (graças ao movimento dos cílios) e engolidas ou expelidas. |
Pulmões: Os pulmões humanos são órgãos esponjosos, com aproximadamente 25 cm de comprimento, sendo envolvidos por uma membrana serosa denominada pleura. Nos pulmões os brônquios ramificam-se profusamente, dando origem a tubos cada vez mais finos, os bronquíolos. O conjunto altamente ramificado de bronquíolos é a árvore brônquica ou árvore respiratória. |
Cada bronquíolo termina em pequenas bolsas formadas por células epiteliais achatadas (tecido epitelial pavimentoso) recobertas por capilares sangüíneos, denominadas alvéolos pulmonares.
Diafragma: A base de cada pulmão apóia-se no diafragma, órgão músculo-membranoso que separa o tórax do abdomen, presente apenas em mamíferos, promovendo, juntamente com os músculos intercostais, os movimentos respiratórios. Localizado logo acima do estômago, o nervo frênico controla os movimentos do diafragma
sexta-feira, 17 de setembro de 2010
CONCIENTIZAÇÃO NO TRÂNSITO
As campanhas de conscientização no trânsito brasileiras são muito brandas, pouco eficientes e beiram o constrangimento.Deveria ser implantada uma campanha mais impactante e talvez até avisos de risco à saúde e à vida, como é feito nas embalagens de cigarro.
Se existe espaço para todos, se existem normas para todos, então por que fazer do trânsito uma guerra?
Planejem suas entregas e pensem na segurança do entregador.Não induzam o motoboy a transformar-se em vítima da pressa.
segunda-feira, 13 de setembro de 2010
Eu também faço a diferença
quarta-feira, 1 de setembro de 2010
segunda-feira, 9 de agosto de 2010
Nas aulas de ciências, cada aluno analisou um rótulo que trouxe de sua casa os objetivos desta atividades eram conhecer os ingredientes ultilizados na fabricação de produto e também analizar a tabela nutricional fornecida pelo fabricante.
constamos que:
-Todos alimentos industrializados possuem muitos aditivos químicos em sua composição, tais como:
-corantes, aromatizantes, conservantes.
-Na tabela nutricional os alimentos mais calóricos são justamente os mais apreciados por nosso paladar.
-A quantidade de fibras, vitaminas e sais minerais é minima.
-alguns alimentos possuem uma grande quantidade de sódio concluimos que os alimentos industrializados possuem grande quantidade de substâncias que prejudicam a nossa saúde quando do consumido em excesso.
Perigos dos alimentos industrializados
Veja como alimentação industrializada pode prejudicar sua saúde:
Corantes
segunda-feira, 19 de julho de 2010
Os espanhóis
Comida Espanhola
Modo de preparo
segunda-feira, 5 de julho de 2010
Alimentos funcionais são alimentos que proporcionam o bom funcionamento do organismo
http://www.abril.com.br/alimentos-funcionais/
As fibras são hidratos de carbono do tipo polissacarídeos que são compostos complexos resultantes da combinação de muitas unidades de açúcar simples , ou monossacarídeos. Elas são insolúveis em água e são classificados como não digeríveis .
Encontradas em muitos alimentos , as fibras ajudam a a diminuir os níveis de colesterol e a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, beneficiando principalmente os portadores de colesterol elevado e diabéticos , ajudam a evitar o câncer do intestino grosso , prisão-de-ventre , hemorróidas , obesidade e muitos outros problemas. Alimentos com altos de teor de fibras passam pelo aparelho intestinal devido à ação peristáltica do canal alimentar , e levam com elas muitas substância tóxicas que do contrário ficariam aí alojadas .
As fibras alimentares agem sobre o peso das fezes . A ingestão de 100-170 gramas de fibras por dia provoca um trânsito intestinal de 30 horas ( peso 500 gr. ) . Já os americanos , ingerindo cerca de 20 gramas por dia , têm um trânsito de 48 horas e um peso menor que 100 gramas . Daí ser usada no tratamento da constipação intestinal , assim como em casos de diarréia , provocando a normalização do trânsito , já que o maior peso causa menor pressão da defecação com menos estresse inflingindo as paredes , daí diminuindo a incidência de formação de divertículos .
A digestão dos alimentos é beneficiada pelas fibras que alteram o trânsito intestinal e o esvaziamento gástrico .
A glicemia também se normaliza , já que a absorção se torna mais lenta .
quarta-feira, 30 de junho de 2010
Pirâmide alimentar
Os carboidratos devem ser consumidos de 6 a 8 porções diárias.
Os carboidratos são encontrados no arroz, batata, pão, macarrão, banana, sorvete e bolo. São alimentos energéticos. As vitaminas agem nas transformações químicas do corpo, sem elas muitos órgãos passam a funcionar mal e corremos o risco de ficar doente.As vitaminas são encontradas principalmente nas frutas e verduras.e devem ser consumidas de 3 a 5 porções diárias.
Alguns sais minerais são necessárias em pequenas doses e nosso organismo elas ajudam nas funções das vitaminas. devem ser consumidas de 3 a 5 porções também estão presentes nas frutas e verduras.Os lipidios(gorduras)estão presentes nas carnes, ovos, leite.São reservas de energia para o corpo, devem ser consumido de 1 a 2 porções ao dia.As proteínas são as principais substâncias de construção do corpo.São encontradas nos seguintes alimentos: fígado, ovos, peixe, carne de vaca e queijo são ricos em proteínas e devem ser consumida de 2 a 3 porções.As guloseimas só contribuem para a pessoa engordar porque contém excesso de gordura e açucares.Eles devem ser consumidos em pequenas quantidades de vida a grande numero de calorias.Os alimentos são:sorvete, balas, doces, chocolate frituras...A pirâmide alimentar é importante para ter uma alimentação boa.Devemos ter uma alimentação saudável e rica em vitaminas e sais minerais evitar comer guloseimas por causa das gorduras e dos açucares se queremos ter boa saúde